Conhece cinco videojogos que te podem ensinar mais sobre civilizações, batalhas ou factos históricos curiosos.

Achas que consegues chegar à Índia mais rápido do que Vasco da Gama? Talvez prefiras vestir a pele de Joana d’Arc, a camponesa francesa que liderou os exércitos do Rei de França contra os ingleses, na Guerra dos Cem Anos. Recriar o Desastre de Varo, no ano 9 d.C., também é uma opção, confrontando a aliança de tribos germânicas e três legiões romanas, na Floresta de Teutoburgo. Tudo isto são opções oferecidas… pelo mundo do gaming.

Os videojogos são vistos, maioritariamente, como uma forma de entretenimento. Contudo, muitos incluem também componentes históricas que nos vão ensinando enquanto jogamos. A verdade é que as empresas de desenvolvimento de videojogos fazem muita pesquisa e investigação, de forma a criarem jogos realistas e próximos da verdade histórica. Portanto, se queres fazer sucesso nas aulas de História, ficando na posse de alguns factos obscuros ou curiosos, esta lista de séries de jogos pode ajudar-te.

#1 Rome: Total War

Neste jogo de estratégia, assumes o comando de uma fação romana, desde os tempos da República até à formação do Império Romano. Por essa razão, tens a possibilidade de ficar a conhecer melhor a história desta civilização, bem como exercitar as tuas capacidades de liderança estratégica e tática, comandando o teu exército em batalhas épicas. O jogo recria ainda um conjunto de batalhas históricas, onde poderás reescrever a História.

#2 Civilization

Escolhe a tua civilização. Já está? Agora, vais poder guiá-la desde a Idade da Pedra até à conquista do espaço. Esta é a premissa-chave da série Civilization, que já vai na sexta edição. Fundamental, neste videojogo, será pesquisar novas tecnologias e conhecimentos, para avançares o teu povo e conseguires a vantagem decisiva sobre as restantes civilizações. Graças a este foco, este videojogo vai-te permitir compreender a evolução tecnológica da Humanidade, bem como trabalhar o teu pensamento estratégico, ao teres de desenvolver uma abordagem de longo prazo para conquistar a vitória.

#3 Assassin’s Creed

Queres percorrer as ruas da Jerusalém do tempo das Cruzadas ou saltar pelos telhados da Florença renascentista? Ou será gostavas de ajudar a pôr em marcha a Guerra da Independência Americana? Não te esqueça de navegar pelas Caraíbas como um pirata, de viajar até ao Egipto dos Faraós, à Grécia Antiga ou ainda à Londres industrial. Tudo isto são possibilidades colocadas pela série Assassin’s Creed. Graças a este foco específico em certas eras e localizações, ficarás a conhecer, de uma forma totalmente nova, estes mundos históricos e poderás fazer parte do passado, enquanto lutas para compreender o presente.

#4 Europa Universalis

No segmento grand strategy, surge-nos este título do estúdio Paradox, que já conta com quatro edições, sucessivamente melhoradas e ampliadas. O objetivo será tomares conta dos destinos de uma nação histórica, desde a Alta Idade Média até ao século XIX, conquistando novos territórios, descobrindo novos mundos, forjando alianças e semeando discórdias, pesquisando novas ideias e tecnologias. É um jogo de uma profundidade assombrosa, mas de um dinamismo às vezes frenético, principalmente quando te vês envolvido numa grande guerra entre potências. Poderás aprender, de uma forma mais aprofundada, as dinâmicas da diplomacia e a importância de várias instituições ao longo dos séculos.

#5 Age of Empires

Um dos títulos mais aclamados de todos os tempos, os três jogos da série Age of Empires começam por ser apenas um jogo de construção e batalha, mas depressa compreendes que são bem mais do que isso. O modo Campanha de Age of Empires II, por exemplo, conduz-te por diversos momentos históricos fulcrais e permite recriar várias batalhas importantes, enquanto que o narrador te explica os acontecimentos mais relevantes. Da história dos escoceses liderados por William Wallace ao confronto do Império Azteca com Hernán Cortés, são vários os cenários que poderás escolher, sendo que todos te ensinam um pouco sobre aquele período.

Fonte: Forum.pt

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *